Desenvolvimento de aplicações¶
O CPqD ASR pode ser usado em uma variedade de aplicações, por exemplo:
- automação de call centers;
- controle de dispositivos através da fala;
- ditado de mensagens;
- interface de fala em aplicativos móveis.
Antes de iniciar o desenvolvimento de sua aplicação, você deve ter acesso a um servidor ASR. Para ter uma instalação do CPqD ASR executando no ambiente de sua empresa, entre em contato com o CPqD e requisite os pacotes de instalação e a licença de uso. Você precisará ter claras as seguintes informações:
Qual o idioma desejado ?
Um modelo de reconhecimento de fala treinado para o Português do Brasil não pode ser usado para outro idioma. Verifique se há modelos ASR para o idioma desejado.
Qual a taxa de amostragem do áudio ?
Se a aplicação é de telefonia, o áudio de entrada tem uma taxa de amostragem de 8KHz. Essa informação é necessária para instalar o modelo correto. Um modelo para áudio amostrado à 16 kHz não funcionará em aplicações que envolvam chamadas telefônicas.
Usará reconhecimento de fala livre ?
Reconhecimento de fala usando gramáticas já faz parte da instalação inicial do CPqD ASR. Se a sua aplicação necessita transcrever o que foi falado, você deve requisitar o instalador do modelo para fala livre.
Usará integração via MRCP ?
Os requisitos de software e hardware, e as orientações para instalação do CPqD ASR podem ser consultados em Instalação.
Caso deseje realizar testes de reconhecimento de fala antes de instalar o servidor CPqD ASR, entre em contato com o CPqD e requisite credenciais de acesso ao serviço ASR disponível através da WEB.
O site do CPqD também possui uma página de demonstração do ASR que permite fazer testes simples usando reconhecimento com fala livre.
Orientações para desenvolver sua aplicação podem ser encontradas em Guia do Usuário.