Escrevendo gramáticas¶
Este manual descreve os procedimentos necessários para escrever, compilar, testar, e implantar gramáticas usando a biblioteca de reconhecimento automático de fala do CPqD. Aqui são apresentados detalhes de implementação que afetam o desenvolvimento de gramáticas, assim como referências para documentos auxiliares. Este manual também detalha como utilizar as ferramentas auxiliares de gramática que acompanham a biblioteca de reconhecimento de fala do CPqD.
Este manual foi composto para desenvolvedores que já possuam alguma experiência prévia com escrita e implantação de gramáticas. Não se pretende aqui oferecer um guia introdutório ao assunto, ou um tutorial. Serão fornecidas, ao longo do texto, referências a documentos relacionados relevantes à compreensão do texto sempre que necessário.
As gramáticas aceitas pela biblioteca de reconhecimento de fala do CPqD seguem a especificação SRGS (Speech Recognition Grammar Specification) do W3C, de 16 de março de 2004. O texto deste manual se refere a essa especificação como «especificação SRGS», ou simplesmente «a especificação», e a gramáticas escritas em conformidade com ela, como «gramáticas SRGS». Este manual não se propõe a explicar a especificação; conhecê-la é um pré-requisito para a leitura do restante deste documento, e recomenda-se que o leitor consulte o site do W3C para se familiarizar com as construções definidas na especificação e os comportamentos esperados.