APIs de integração¶
O CPqD ASR pode ser usado em uma variedade de aplicações, por exemplo:
- automação de call centers;
 - controle de dispositivos através da fala;
 - ditado de mensagens;
 - interface de fala em aplicativos móveis.
 
Em cada situação, deve ser escolhida a interface de integração mais adequada. Atualmente o CPqD ASR oferece as seguintes interfaces de integração:
Para aplicações em servidores ou em dispositivos móveis, a forma mais comum de integração é através da API WebSocket ou da API HTTP REST (Fig. 5).
A API WebSocket é a interface mais completa e deve ser usada sempre que o usuário quiser aproveitar o máximo das funcionalidades oferecidas.
A API HTTP REST é a interface mais fácil de ser usada pelas aplicações, mas é aquela que oferece menos recursos.
Para aplicações em sistemas de telefonia utilizando URAs, a interface padrão adotada pelo mercado de telecom para integração com sistemas de reconhecimento de fala é a API MRCP.
Fig. 5 Integração com CPqD ASR.
A tabela abaixo apresenta uma breve comparação dessas interfaces:
| Recurso | WebSocket | HTTP REST | MRCP v1/v2 | 
|---|---|---|---|
| Reconhecimento de fala livre | X | X | X | 
| Gramáticas | X | X | X | 
| Gramáticas inline | X | X | |
| N-best list | X | X | X | 
| Índice de confiança | X | X | X | 
| Interpretação semântica | X | X | X | 
| Reconhecimento online | X | X | |
| Resultados parciais | X | ||
| Eventos de início e fim de fala | X | X |