APIs de integração

O CPqD ASR pode ser usado em uma variedade de aplicações, por exemplo:

  • automação de call centers;
  • controle de dispositivos através da fala;
  • ditado de mensagens;
  • interface de fala em aplicativos móveis.

Em cada situação, deve ser escolhida a interface de integração mais adequada. Atualmente o CPqD ASR oferece as seguintes interfaces de integração:

Para aplicações em servidores ou em dispositivos móveis, a forma mais comum de integração é através da API WebSocket ou da API HTTP REST (Fig. 5).

A API WebSocket é a interface mais completa e deve ser usada sempre que o usuário quiser aproveitar o máximo das funcionalidades oferecidas.

A API HTTP REST é a interface mais fácil de ser usada pelas aplicações, mas é aquela que oferece menos recursos.

Para aplicações em sistemas de telefonia utilizando URAs, a interface padrão adotada pelo mercado de telecom para integração com sistemas de reconhecimento de fala é a API MRCP.

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Fig. 5 Integração com CPqD ASR.

A tabela abaixo apresenta uma breve comparação dessas interfaces:

Recurso WebSocket HTTP REST MRCP v1/v2
Reconhecimento de fala livre X X X
Gramáticas X X X
Gramáticas inline X   X
N-best list X X X
Índice de confiança X X X
Interpretação semântica X X X
Reconhecimento online X   X
Resultados parciais X    
Eventos de início e fim de fala X   X