Requisitos para instalação¶
Antes de instalar o CPQD ASR, certifique-se de que atende os requisitos apresentados nesta seção.
Sistema operacional¶
Deve ser usado sistema operacional Linux Red Hat 7.8 ou CentOS 7.8, 64 bits.
O comando
yum update
pode ser usado para realizar o upgrade da versão do CentOS.Para verificar a versão instalada:
cat /etc/redhat-release
.
Processador¶
O tipo do processador deve ser um dos seguintes:
- Intel® Xeon Phi™ processor
- Intel® Xeon® processor
- Intel® Core™ processor family
- Intel Atom® processor
Se o processador usado não está nesta lista, o desempenho pode ser menor, e até mesmo exigir um instalador diferente. Neste caso, entre em contato com o CPQD.
A quantidade de reconhecimentos simultâneos que uma máquina executando o CPQD ASR é capaz de atender está diretamente relacionada à quantidade de vCPU’s e da velocidade de processamento de cada vCPU.
A máquina de referência adotada possui 8 vCPU’s @ 2.9 GHz e é capaz de atender:
- Fala livre: 30 reconhecimentos simultâneos.
- Gramática (50 itens): 60 reconhecimentos simultâneos.
Esse desempenho pode variar pois é afetado pelas características do processador, do áudio e da gramática.
A capacidade de atendimento da máquina pode ser maior com o aumento do número de vCPU’s. De forma geral, o número de reconhecimentos simultâneos é proporcional ao número de CPU’s da máquina, mas com perdas. Em testes com 8 e 18 vCPU’s, foi observada uma perda de aproximadamente 10%.
Nota
O desempenho do reconhecimento de fala em máquinas com o número de CPUs e clock recomendados pode variar em função de outras características da processador usada, como velocidade de comunicação com memória. De fato, foi observado um desempenho bem inferior em processadores lançados antes de 2012.
Para garantir esse desempenho é necessário que a instância do CPQD ASR use todas as vCPU’s de um mesmo socket de processador. Por exemplo, numa máquina com 32 vCPU’s distribuídas em dois sockets com 16 vCPU’s cada, deveriam ser executadas duas instâncias do servidor CPQD ASR (através de máquina virtual, Docker, etc.), cada uma usando 16 vCPU’s de apenas um socket.
Memória¶
Para reconhecimento com fala livre, a máquina deve ter pelo menos um total de 8 GB de memória RAM, supondo que para a execução do ASR haverá disponível em torno de 6 GB de memória livre. Se a aplicação usará apenas gramáticas e não pretende usar fala livre, uma máquina com 4 GB de memória RAM é suficiente.
Disco¶
Para a instalação do software, modelos e coleta de logs, recomendamos que a máquina possua pelo menos 30 GB de espaço livre em disco.
Quantidade de máquinas¶
Para definir quantas máquinas com ASR são necessárias para atender uma certa aplicação, deve-se determinar a capacidade de atendimento da máquina com ASR e a demanda imposta pela aplicação, ou seja, quantos reconhecimentos simultâneos a aplicação realiza e quantos reconhecimentos simultâneos cada máquina com ASR é capaz de atender.
Uma vez em produção, o sistema dimensionado deve ser monitorado para definir se é necessário adicionar mais máquinas com ASR ou se ele ainda consegue processar uma carga maior de requisições.