Visão Geral

Biometria de voz

A biometria de voz é um recurso tecnológico que permite o reconhecimento de padrões da voz para verificar a identidade de uma pessoa. Da mesma forma que outros tipos de biometria, como a íris e impressões digitais, as características físicas e fonéticas do trato vocal são únicas, tornando-as uma maneira simples e eficiente de adicionar segurança a sistemas de identificação.

É uma forma segura de autenticação

Registros biométricos cumprem com alta precisão a tarefa de conferir se uma pessoa é realmente quem diz ser. Enquanto senhas, PINs e Tokens podem ser roubados e utilizados por outras pessoas, os padrões biométricos não podem ser esquecidos e nem roubados, e possuem um nível maior de dificuldade para serem copiados com perfeição.

É mais natural que outros sistemas biométricos

Falar é uma ação natural do ser humano, que não exige nenhum esforço particular. Quando se usa a voz como forma de autenticação, os níveis de conforto para o usuário são grandes, permitindo que eles se autentiquem em qualquer momento, onde quer que estejam. A fala natural, em um ambiente como uma ligação telefônica, já permite realizar a identificação, tornando a tecnologia não intrusiva.

Dispensa leitores sofisticados

Para a coleta da voz (tanto para o cadastro inicial quanto para a identificação) não é necessário nenhum leitor especial, específico ou de alto custo — como é o caso, por exemplo, dos leitores de reconhecimento da íris e impressões digitais. Bastam telefones e microfones comuns, iguais aos que já são naturalmente usados em uma ligação, por exemplo.

Diminui o tempo e o custo de atendimento no call center

Com o uso da biometria de voz em um call-center, saem as perguntas e respostas de confirmação de identidade e entra um sistema que usa a fala para, de modo natural, reconhecer a identidade do usuário. Outro benefício direto da diminuição de tempo no atendimento é a redução de custos nas operações de call center, que também se tornam mais eficientes. Sem falar no ganho em conforto para o usuário que, como mostram as pesquisas, não gostam dos tradicionais sistemas de perguntas e respostas, porque se sentem pressionadas, ficando irritadas por não se lembrar das respostas exatas.

Reconhece o tom de voz

Não só as palavras se comunicam numa conversa. O tom de voz também é muito importante, sendo um indicador sobre o estado de ânimo de uma pessoa. É por isso que sistemas de biometria de voz são capazes de identificar alteração na fala de usuários e direcionar, por exemplo, as chamadas para o atendimento humano ou para profissionais especializados na gestão de crise.