Estrutura do Servidor MRCP do CPqD

Através da interface MRCP, o Texto Fala e o Reconhecimento de Fala do CPqD podem ser integrados de forma ágil em Call Center ou em Contact Center, além de permitir uma maior flexibilidade no desenvolvimento de diálogos presente em URA.

Para poder utilizar um servidor MRCP é necessário dispor de um cliente MRCP de lado da aplicação. Empresas como Aspect, Avaya, Cisco, Dialogic e Khomp possuem implementações de clientes MRCPv1 e/ou MRCPv2. Assim como há projetos de código livre (por exemplo, UniMRCP, Freeswitch e Asterisk) para este fim.

Arquitetura Geral do Serviço MRCP

../_images/mrcp-arch-v2.png

Nota

Na nova versão do Plugin MRCP TTS 2.x.x, não existe mais a necessidade de o MRCP estar instalado na mesma máquina do TTS. Nesta versão o Plugin MRCP TTS comunica-se por websocket com o TTS Server.

  • Cliente MRCP: normalmente esse componente está situado na URA ou no Portal de Voz que deseja utilizar o recurso de síntese / reconhecimento de fala.
  • Serviço MRCP: componente servidor para prover os recursos de síntese e reconhecimento de fala via MRCP
  • Plugin de Síntese de Fala do CPqD: módulo responsável por integrar o CPqD Texto Fala com o serviço MRCP.
  • Plugin de Reconhecimento de Fala do CPqD: módulo responsável por integrar o CPqD Reconhecimento de Fala com o serviço MRCP.
  • CPqD Texto Fala: conversor de texto em fala do CPqD.
  • CPqD Reconhecimento de Fala: conversor de fala em texto do CPqD.

Máquina de Estados do ASR via MRCP

O recurso de reconhecimento de fala segue uma máquina de estados comandada pelas solicitações do cliente MRCP ou pelos eventos do próprio reconhecedor:

../_images/mrcp-asr-state-machine.png

Máquina de Estados do TTS via MRCP

O recurso de síntese de fala segue uma máquina de estados comandada pelas solicitações do cliente MRCP ou pelos eventos do próprio sintetizador:

../_images/mrcp-tts-state-machine.png