Introdução

O Serviço NLU é um dos principais componentes em sistemas conversacionais (Fig. 1). Sua função é aplicar técnicas de compreensão de linguagem natural para analisar as frases de entrada do usuário, permitindo que o sistema de diálogo possa interpretá-las, extrair informações e tomar decisões quanto ao fluxo da interação com o usuário.

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Fig. 1 Sistema de inteligência artificial conversacional.

O sistema está estruturado em torno do conceito de um Agente, que deve ser previamente treinado a partir de dados fornecidos pelo desenvolvedor da aplicação. Por exemplo, para cada intenção, o desenvolvedor deve indicar uma lista de frases de exemplo a partir das quais o Serviço NLU vai aprender a identificar aquela intenção. Uma vez treinado, o Agente pode realizar a análise de texto. A partir da frase de entrada de um usuário, o Serviço NLU retorna a intenção e as entidades identificadas (Fig. 2).

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Fig. 2 Análise da frase

A integração com o Serviço NLU deve ser realizada através de sua API REST que possibilita:

  • Gerenciamento do agente

  • Treinamento do agente

  • Análise de frase em conversa

Se desejar uma visão de como usar o Serviço NLU, comece pela seção Guia de uso.

Para detalhes da API REST, consulte a seção API REST.