Procedimento de instalação¶
O CPqD Texto Fala possui instaladores automatizados para Microsoft Windows e GNU/Linux. As seções seguintes apresentam detalhes como instalação e habilitar o uso do produto.
Note que a interface REST com o serviço do CPqD não requer a instalação do CPqD Texto Fala. Além disso, em cenários onde será utilizado o MRCP, certifique-se de instalar o CPqD Texto Fala antes de instalar o servidor MRCP.
Instalação em Microsoft Windows¶
O instalador está localizado no diretório raiz do CD de instalação. Certifique-se de executar o instalador com permissões administrativas (usuário Administrador).
- Executar o arquivo
SetupCPqDTextoFala.exe
como administrador; - Avançar na tela inicial de informações gerais do instalador;
- Escolher, caso necessário, o diretório de instalação (o diretório padrão é
%PROGRAMFILES%\CPqD Texto Fala
); - Confirmar a instalação;
- Concluir a instalação.
Instalação em GNU/Linux¶
Executar o script de instalação install.sh
para ambientes GNU/Linux. Este script está localizado no diretório raiz do CD de instalação. Certifique-se de executar o instalador autenticado com o usuário root ou outro usuário com permissões administrativas.
Baixe o pacote de instalação em um local temporário e extraia seu conteúdo. Caso a instalação tenha sido fornecida via mídia física, monte o CD.
- Zip
- CD-ROM
# wget <URL> -O /root/cpqd-textofala.zip # cd /root # unzip cpqd-textofala.zip -d /root/cpqd-textofala
# mkdir /root/cpqd-textofala # mount -o umask=022 /dev/cdrom /root/cpqd-textofala
Acesse a raiz do pacote de instalação e execute o script
install.sh
indicando o caminho onde você deseja instalar o produto.# cd /root/cpqd-textofala # ./install.sh /opt/cpqd/tts
Durante a instalação, o script efetuará verificações de integridade nos arquivos do pacote. Caso o processo de instalação seja interrompido com alguma mensagem de erro, entre em contato com o Suporte do CPqD (textofala@cpqd.com.br) para obter maiores informações.
Nota
Certifique-se de que o diretório onde deseja instalar o produto esteja vazio. Nunca utilize um diretório que já contenha outra instalação do produto.
Mecanismos de Proteção¶
Antes de utilizar o CPqD Texto Fala é preciso efetuar o processo de ativação. Atualmente existem três formas de ativar o produto:
- Servidor de licenças
- O produto efetua validações em um servidor remoto instalado na rede local do cliente ou acessível pela internet. Esta é a opção padrão.
- Chave de hardware
- Valida a instalação através de um token físico conectado numa porta USB.
- Chave de software
- Valida a instalação através de um arquivo especial gerado pelo CPqD. Esta opção está disponível apenas para alguns cenários.
Servidor de licenças¶
O servidor de licenças oferece um modo flexível de ativação do CPqD Texto Fala. Nesse método, o produto se comunica via requisições TCP/IP com o servidor de licenças. Este mecanismo oferece uma série de vantagens:
- Licenças flutuantes
- Permite distribuir as sessões contratadas em diversos ambientes conforme necessário. Com isso, você pode escolher quantas sessões estarão disponíveis em cada máquina do seu cluster ou utilizar todas as sessões numa única máquina.
- Facilidade na manutenção
- Caso precise substuir máquinas executando o CPqD Texto Fala, você pode instalar o produto em outro equipamento ou clonar uma máquina virtual existente. Uma vez que a aplicação seja finalizada na máquina antiga, os recursos estarão disponíveis para a nova instância.
- Centralização
- Numa instalação local do servidor de licenças é possível ativar múltiplas instalações do CPqD Texto Fala e do CPqD Reconhecimento de Fala.
O CPqD disponibiliza uma instância do servidor de licenças na internet em um ambiente seguro e estável. Para utilizar essa opção, é preciso que a máquina onde está instalado o CPqD Texto Fala possua acesso á internet no endereço license38.cpqd.com.br
através da porta 443.
Outra opção é instalar o servidor de licenças na sua rede rede local. Nesse caso, a máquina onde está instalado o CPqD Texto Fala deve ser capaz de se comunicar com a máquina do servidor de licenças através da porta 443. Além disso, a máquina do servidor de licenças deve possuir uma porta USB disponível. Por essa razão, recomendamos o uso de uma máquina física.
Chave de hardware¶
A chave de hardware utilizada pelo CPqD Texto Fala é a Sentinel HASP e deve ser colocada em uma porta USB da máquina onde o CPqD Texto Fala está instalado.
A instalação do driver da chave depende do ambiente onde o CPqD Texto Fala está instalado.
Aviso
Certifique-se de que a chave de hardware não está conectada no computador antes de iniciar a instalação do seu driver.
- Microsoft Windows
- Execute, como administrador, o comando ‘haspdinst.exe –i –v`. O programa
haspdinst.exe
está localizado no diretório SetupHASP no CD de instalação do CPqD Texto Fala. - GNU/Linux
- Execute, como administrador, o arquivo
aksusbd-1.18-1.i386
. O arquivoaksusbd-1.18-1.i386
está localizado no diretório SetupHASP no CD de instalação do CPqD Texto Fala.
Independente do sistema operacional, a instalação surtirá efeito somente após a reinicialização do sistema.
Chave de software¶
O mecanismo de chave de software consiste na ativação do produto através do arquivo de licença (arquivo com extensão .lic
) fornecido pelo CPqD. Esse método de ativação é disponibilizado apenas em alguns cenários.
Para obter do arquivo de licença, siga os seguintes passos:
- Instalar o CPqD Texto Fala conforme a seção Procedimento de instalação;
- Executar o programa de exemplo contido no diretório de instalação, conforme apresentado na seção Procedimento de teste. Ao executar este programa, ocorrerá o erro 0x000E (TTSERR_ACCESS_DENIED). Este erro notifica a ausência do arquivo de licença que libera o uso do CPqD Texto Fala e é normal sua ocorrência na fase de geração do arquivo de licença. Terá sido criado um arquivo com extensão
.cpqd
no diretório de instalação. Não modifique ou renomeie esse arquivo; - Envie o arquivo com extensão
.cpqd
por email ao suporte do CPqD Texto Fala <textofala@cpqd.com.br>, incluindo no assunto do email a frase Solicitação de licença CPqD Texto Fala; - O CPqD devolverá por e-mail o arquivo de licença (arquivo com extensão
.lic
). Copie esse arquivo no diretório de instalação do CPqD Texto Fala, junto com o arquivo.cpqd
correspondente. Não edite nem renomeie o arquivo enviado pelo CPqD; - Execute o programa de exemplo do CPqD Texto Fala para verificar se a ativação foi bem sucedida. O programa deverá gerar um arquivo de áudio e finalizar sem erros. A partir desse momento estará liberado o uso dessa instalação do CPqD Texto Fala.
Nota
A chave de software do CPqD Texto Fala é dependente de informações do ambiente onde o produto foi instalado. Por este motivo, o CPqD Texto Fala não funcionará em um ambiente onde o produto não foi licenciado. Caso seja realizada alguma atualização de hardware no computador onde o CPqD Texto Fala foi instalado, é possível que o software deixe de funcionar. Se isso ocorrer, será necessário efetivar a ativação novamente.
Caso planeje substituir a máquina onde o CPqD Texto Fala está instalado, favor notificar a equipe de suporte do CPqD Texto Fala <textofala@cpqd.com.br> com antecedência.
Múltiplas instalações¶
A instalação de mais de uma versão do CPqD Texto Fala é possível, porém não recomendada. Ainda que haja mais de uma instalação na máquina, não é possível utilizar múltiplas instâncias do produto. Isso também vale para múltiplas instâncias de uma mesma instalação.
Além disso, não utilize componentes de uma instalação em conjunto com componentes de outra. Seguem alguns exemplos de operações que resultarão em erro:
- Copiar bibliotecas dinâmicas ou arquivos de dados de uma instalação para outra;
- Utilizar uma instalação do CPqD Texto Fala em conjunto com a chave de hardware ou software associada a outra instalação.
Procedimento de teste¶
Após instalar o CPqD Texto Fala, e também o driver da chave de hardware se estiver utilizando tal mecanismo, é recomendado executar o programa de exemplo para verificar se a instalação está correta. Caso esteja operando com chave de software, a execução do programa de testes também é necessária para gerar o arquivo .cpqd
.
O programa de testes deve ser executado em linha de comando da seguinte maneira:
- Window
- Linux
# cd <diretório de instalação do produto>
# example.bat
# cd <diretório de instalação do produto>
# ./example_tts .
Observações:
- Aguarde alguns segundos; este aplicativo carregará a biblioteca dinâmica libcpqdtts e executará as funções definidas nela;
- Verifique se foram criados arquivos do tipo wav no diretório de instalação do CPqD Texto Fala;
- Abra os arquivos example.txt e output-001.wav e verifique se o conteúdo do arquivo texto coincide com o áudio do arquivo de voz.
Nota
Se ocorrer o erro Biblioteca MSVCR120.dll ou MSVCP120.dll não encontrada
ao executar o programa exemplo ou outro programa que utilize o CPqD TextoFala, deve-se instalar o pacote de distribuição do Visual Studio 2013. O instalador do pacote de distribuição pode ser encontrado no pacote de instalação do CPqD TextoFala com o nome vcredist_x86.exe
(Windows 32-bits) ou vcredist_x64.exe
(Windows 64-bits).
Cumpridas estas etapas, o CPqD Texto Fala estará pronto para utilização. Caso deseje mudar alguma configuração do CPqD Texto Fala, consulte a seção Configuração .
Para obter um ótimo resultado no uso do CPqD Texto Fala, consulte a seção Formatação sobre a formatação do texto de entrada e o uso de tags SSML.
Aviso
Não desconecte o CPqD Servidor de Licenças nem retire a chave de hardware/software do computador; do contrário o CPqD Texto Fala deixará de funcionar.