Procedimento de instalação

O CPqD Texto Fala possui instaladores automatizados para Microsoft Windows e GNU/Linux. As seções seguintes apresentam detalhes como instalação e habilitar o uso do produto.

Note que a interface REST com o serviço do CPqD não requer a instalação do CPqD Texto Fala. Além disso, em cenários onde será utilizado o MRCP, certifique-se de instalar o CPqD Texto Fala antes de instalar o servidor MRCP.

Instalação em Microsoft Windows

Executar o arquivo install.bat que está localizado no diretório raiz do pacote de instalação. Certifique-se de executar com permissões administrativas (usuário Administrador).

Instalação em GNU/Linux

Executar o script de instalação install.sh para ambientes GNU/Linux. Este script está localizado no diretório raiz do CD de instalação. Certifique-se de executar o instalador autenticado com o usuário root ou outro usuário com permissões administrativas.

  • Baixe o pacote de instalação em um local temporário e extraia seu conteúdo. Caso a instalação tenha sido fornecida via mídia física, monte o CD.

    • Zip
    • CD-ROM
    # wget <URL> -O /root/cpqd-textofala.zip
    # cd /root
    # unzip cpqd-textofala.zip -d /root/cpqd-textofala
    
    # mkdir /root/cpqd-textofala
    # mount -o umask=022 /dev/cdrom /root/cpqd-textofala
    
  • Acesse a raiz do pacote de instalação e execute o script install.sh indicando o caminho onde você deseja instalar o produto.

    # cd /root/cpqd-textofala
    # ./install.sh /opt/cpqd/tts
    

Durante a instalação, o script efetuará verificações de integridade nos arquivos do pacote. Caso o processo de instalação seja interrompido com alguma mensagem de erro, entre em contato com o Suporte do CPqD (textofala@cpqd.com.br) para obter maiores informações.

Nota

Certifique-se de que o diretório onde deseja instalar o produto esteja vazio. Nunca utilize um diretório que já contenha outra instalação do produto.

Mecanismos de Proteção

Antes de utilizar o CPqD Texto Fala é preciso efetuar o processo de ativação. Atualmente existem duas formas de ativar o produto:

Servidor de licenças
O produto efetua validações em um servidor remoto instalado na rede local do cliente ou acessível pela internet. Esta é a opção padrão.
Chave de hardware
Valida a instalação através de um token físico conectado numa porta USB.

Servidor de licenças

O servidor de licenças oferece um modo flexível de ativação do CPqD Texto Fala. Nesse método, o produto se comunica via requisições TCP/IP com o servidor de licenças. Este mecanismo oferece uma série de vantagens:

Licenças flutuantes
Permite distribuir as sessões contratadas em diversos ambientes conforme necessário. Com isso, você pode escolher quantas sessões estarão disponíveis em cada máquina do seu cluster ou utilizar todas as sessões numa única máquina.
Facilidade na manutenção
Caso precise substuir máquinas executando o CPqD Texto Fala, você pode instalar o produto em outro equipamento ou clonar uma máquina virtual existente. Uma vez que a aplicação seja finalizada na máquina antiga, os recursos estarão disponíveis para a nova instância.
Centralização
Numa instalação local do servidor de licenças é possível ativar múltiplas instalações do CPqD Texto Fala e do CPqD Reconhecimento de Fala.

O CPqD disponibiliza uma instância do servidor de licenças na internet em um ambiente seguro e estável. Para utilizar essa opção, é preciso que a máquina onde está instalado o CPqD Texto Fala possua acesso á internet no endereço license38.cpqd.com.br através da porta 443.

Outra opção é instalar o servidor de licenças na sua rede rede local. Nesse caso, a máquina onde está instalado o CPqD Texto Fala deve ser capaz de se comunicar com a máquina do servidor de licenças através da porta 443. Além disso, a máquina do servidor de licenças deve possuir uma porta USB disponível. Por essa razão, recomendamos o uso de uma máquina física.

Chave de hardware

A chave de hardware utilizada pelo CPqD Texto Fala é a Sentinel HASP e deve ser colocada em uma porta USB da máquina onde o CPqD Texto Fala está instalado.

A instalação do driver da chave depende do ambiente onde o CPqD Texto Fala está instalado.

Aviso

Certifique-se de que a chave de hardware não está conectada no computador antes de iniciar a instalação do seu driver.

Microsoft Windows
Execute, como administrador, o comando haspdinst.exe –i –v. O programa haspdinst.exe está localizado no diretório SetupHASP no CD de instalação do CPqD Texto Fala.
GNU/Linux
Execute, como administrador, o arquivo aksusbd-1.18-1.i386. O arquivo aksusbd-1.18-1.i386 está localizado no diretório SetupHASP no CD de instalação do CPqD Texto Fala.

Independente do sistema operacional, a instalação surtirá efeito somente após a reinicialização do sistema.

Múltiplas instalações

A instalação de mais de uma versão do CPqD Texto Fala é possível, porém não recomendada. Ainda que haja mais de uma instalação na máquina, não é possível utilizar múltiplas instâncias do produto. Isso também vale para múltiplas instâncias de uma mesma instalação.

Além disso, não utilize componentes de uma instalação em conjunto com componentes de outra. Seguem alguns exemplos de operações que resultarão em erro:

  • Copiar bibliotecas dinâmicas ou arquivos de dados de uma instalação para outra;
  • Utilizar uma instalação do CPqD Texto Fala em conjunto com a chave de hardware associada a outra instalação.

Procedimento de teste

Após instalar o CPqD Texto Fala, e também o driver da chave de hardware se estiver utilizando tal mecanismo, é recomendado executar o programa de exemplo para verificar se a instalação está correta.

O programa de testes deve ser executado em linha de comando da seguinte maneira:

  • Windows
  • Linux
# cd <diretório de instalação do produto>
# example_tts.exe .
# cd <diretório de instalação do produto>
# ./example_tts .

Observações:

  • Aguarde alguns segundos; este aplicativo carregará a biblioteca dinâmica libcpqdtts e executará as funções definidas nela;
  • Verifique se foram criados arquivos do tipo wav no diretório de instalação do CPqD Texto Fala;
  • Abra os arquivos example.txt e output-001.wav e verifique se o conteúdo do arquivo texto coincide com o áudio do arquivo de voz.

Nota

Se ocorrer o erro Biblioteca MSVCR120.dll ou MSVCP120.dll não encontrada ao executar o programa exemplo ou outro programa que utilize o CPqD TextoFala, deve-se instalar o pacote de distribuição do Visual Studio 2013. O instalador do pacote de distribuição pode ser encontrado no pacote de instalação do CPqD TextoFala com o nome vcredist_x86.exe (Windows 32-bits) ou vcredist_x64.exe (Windows 64-bits).

Cumpridas estas etapas, o CPqD Texto Fala estará pronto para utilização. Caso deseje mudar alguma configuração do CPqD Texto Fala, consulte a seção Configuração .

Para obter um ótimo resultado no uso do CPqD Texto Fala, consulte a seção Formatação sobre a formatação do texto de entrada e o uso de tags SSML.

Aviso

Não desconecte o CPqD Servidor de Licenças nem retire a chave de hardware do computador; do contrário o CPqD Texto Fala deixará de funcionar.