Mecanismos de Proteção

Antes de utilizar o CPqD Texto Fala é preciso efetuar o processo de ativação. Atualmente existem três formas de ativar o produto:

Servidor de licenças
O produto efetua validações em um servidor remoto instalado na rede local do cliente ou acessível pela internet. Esta é a opção padrão.
Chave de hardware
Valida a instalação através de um token físico conectado numa porta USB.

Servidor de licenças

O servidor de licenças oferece um modo flexível de ativação do CPqD Texto Fala. Nesse método, o produto se comunica via requisições TCP/IP com o servidor de licenças. Este mecanismo oferece uma série de vantagens:

Licenças flutuantes
Permite distribuir as sessões contratadas em diversos ambientes conforme necessário. Com isso, você pode escolher quantas sessões/canais estarão disponíveis em cada máquina do seu cluster ou utilizar todos os recursos numa única máquina.
Facilidade na manutenção
Caso precise substuir máquinas executando o CPqD Texto Fala, você pode instalar o produto em outro equipamento ou clonar uma máquina virtual existente. Uma vez que a aplicação seja finalizada na máquina antiga, os recursos estarão disponíveis para a nova instância.
Centralização
Numa instalação local do servidor de licenças é possível ativar múltiplas instalações do CPqD Texto Fala e do CPqD Reconhecimento de Fala.

O CPqD disponibiliza uma instância do servidor de licenças na internet em um ambiente seguro e estável. Para utilizar essa opção, é preciso que a máquina onde está instalado o CPqD Texto Fala possua acesso á internet no endereço license38.cpqd.com.br através da porta 443.

Outra opção é instalar o servidor de licenças na sua rede rede local. Nesse caso, a máquina onde está instalado o CPqD Texto Fala deve ser capaz de se comunicar com a máquina do servidor de licenças através da porta 443. Além disso, a máquina do servidor de licenças deve possuir uma porta USB física disponível. Por essa razão, recomendamos o uso de uma máquina física.

Política de privacidade

Quando o CPqD Texto Fala se comunica com o servidor de licenças, informações sobre a instalação (e.g. versão, vozes disponíveis, identificador da licença) e sobre o ambiente operacional (e.g. nome e versão do sistema operacional, quantidade de memória, poder de processamento) são transmitidas de forma segura para o servidor. O CPqD Texto Fala nunca transmite informações pessoais ou dados do usuário.

Chave de hardware

A chave de hardware utilizada pelo CPqD Texto Fala é a Sentinel HASP e deve ser colocada em uma porta USB da máquina onde o CPqD Texto Fala está instalado.

A instalação do driver da chave depende do ambiente onde o CPqD Texto Fala está instalado.

Aviso

Certifique-se de que a chave de hardware não está conectada no computador antes de iniciar a instalação do seu driver.

Microsoft Windows
Execute, como administrador, o comando haspdinst.exe –i –v. O programa haspdinst.exe está localizado no diretório SetupHASP no CD de instalação do CPqD Texto Fala.
GNU/Linux
Execute, como administrador, o arquivo aksusbd-1.18-1.i386. O arquivo aksusbd-1.18-1.i386 está localizado no diretório SetupHASP no CD de instalação do CPqD Texto Fala.

Independente do sistema operacional, a instalação surtirá efeito somente após a reinicialização do sistema.