Funcionalidades¶
Dentre as principais características do CPqD Texto Fala, destacam-se:
- Variedade de vozes
 - Opção de vozes para Português do Brasil e Espanhol Latino-Americano.
 - Múltiplas plataformas
 - Adequado para os mais diversos requisitos de sistema, podendo ser utilizado em servidores de alto desempenho ou dispositívos móveis.
 - Síntese via streaming
 - Capaz de entregar áudio para a aplicação na medida que a fala é sintetizada. Essencial para aplicações onde o tempo de resposta é um fator crítico, como diálogos telefônicos ou navegação em interfaces por voz.
 - Otimizado para maior escalabilidade
 - Além de poder ser usado em aplicações single-thread, o produto é otimizado para ambientes multi-core de forma que aplicações multi-thread possam extrair o máximo do desempenho computacional oferecido pelo hardware.
 - Diversas tecnologias de síntese de fala
 - Implementa diversas tecnologias de síntese de fala para uma melhor adequação aos recursos computacionais disponíveis e às necessidades da aplicação.
 - Suporte ao SSML 1.1
 - Disponibiliza diversos controles e funcionalidades que permitem criar diálogos mais ricos e humanizados. É possível ajustar todos os controles disponíveis na API, como regulagem de ritmo, e muitos outros recursos diretamente no texto de entrada. Também possibilita a troca de vozes e a inclusão de efeitos sonoros a qualquer momento.
 - Processamento linguístico preciso
 - Identifica e trata adequadamente construções que ocorrem no texto, como siglas e valores monetários, sempre considerando o contexto em que apareçam. O usuário pode também utilizar marcações SSML para indicar como certas construções devem ser lidas, sendo essencial em casos de ambiguidade. Além disso, o CPqD Texto Fala é extensivamente otimizado para efetuar a correta pronúncia de nomes e endereços.
 - Mais expressividade
 - Inclui um vasto conjunto de efeitos sonoros e termos expressivos, como risos, expressões de supressa, aprovação e medo.
 - Interfaces padrões de mercado
 - Várias opções de interfaces de integração, como Java e MRCP. Além disso, é possível integrar com qualquer aplicação implementada em linguagem compatível com POSIX C.