Fatores Limitantes

Ruído ambiente

Diversos fatores podem interferir no funcionamento de um sistema de reconhecimento biométrico. Por exemplo, uma verificação biométrica feita em ambiente ruidoso tende a gerar resultados piores do que uma feita em ambiente silencioso. Já a realização de um cadastro biométrico feito em ambiente ruidoso prejudicará a qualidade do voiceprint gerado, e assim todas as verificações subsequentes.

Canais diferentes

O uso de canais diferentes para realizar o cadastro e a verificação também pode prejudicar o desempenho do sistema. Cada canal utiliza diferentes métodos de gravação e formatos de codificação do áudio. Apesar de serem suportados pelo sistema, alguns formatos utilizam algoritmos de compressão com perdas, e não existe forma de reverter a perda de qualidade inerente a esse processo.

Conteúdo falado

Outro importante fator de impacto é o conteúdo falado no momento do cadastro e verificação. Em cenários de reconhecimento independente de texto (fala livre), para garantir a qualidade do voiceprint, o conteúdo falado deve possuir riqueza fonética suficiente para representar adequadamente a biometria do locutor. Os cenários de reconhecimento dependente de texto (senha falada) tendem a necessitar de menos conteúdo falado, porém frases muito curtas tendem a ter um resultado pior do que frases maiores.

Envelhecimento

Fatores como envelhecimento tendem a produzir um impacto negativo quando existir uma grande variação de tempo entre o cadastro e verificação, em particular quando ocorre mudança de “faixa etária”: infância, adolescência, adulto e idoso. O ideal é realizar atualização dos cadastros de tempos em tempos, para manter a qualidade do reconhecimento.

Múltiplas vozes

Capturas de áudio que contenham vozes de mais de um locutor podem prejudicar o sistema tanto no cadastro como na verificação. O risco de se realizar um cadastro com múltiplas vozes é que o voiceprint gerado não irá representar adequadamente o locutor desejado.

Qualidade do áudio

A presença de distorções na gravação, clipping, compressão exagerada, baixa relação sinal-ruído, baixo volume, baixa taxa de bits, são fatores que prejudicam o desempenho do sistema. Se esses fatores forem exagerados, o sistema poderá rejeitar a captura.