Biometria de voz¶
O Biometria de voz é uma solução que permite confirmar a identidade de uma pessoa através da sua voz. Ele foi construído seguindo o paradigma cliente/servidor, com uma camada que oferece as interfaces do serviço para integração (API) com qualquer sistema ou aplicação.
Em linhas gerais, a solução oferece as funções de cadastro da biometria de voz (voiceprint), e a verificação da identificação de uma pessoa a partir da voz. A voz da pessoa deve ser capturada pela aplicação, dentro de um diálogo de voz estabelecido com o usuário, e enviado à solução de biometria através de uma das interfaces de serviço.
Os dados biométricos dos usuários são armazenados em repositórios isolados e independentes, podendo ser controlados exclusivamente pelos detentores das aplicações. Eles podem ser instalados em ambientes independentes do sistema biométrico principal, para atender a necessidades particulares de segurança e privacidade de informações, e também garantir a segregação dos dados de usuários de diferentes aplicações.
O sistema de biometria do CPQD foi concebido respeitando as diretrizes de uso de dados da Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil, e observando as melhores práticas de desenvolvimento seguro de software.