Ajuste de Limiar¶
Antes de uma aplicação entrar em produção é necessário calibrar o valor do Limiar de aceitação do serviço de biometria, ou seja, encontrar o ponto de operação ideal para o cenário de uso em questão. Se a calibração não for executada, as taxas de erro (falsa aceitação e falsa rejeição) podem ser afetadas significativamente.
O ajuste do limiar é um procedimento que envolve uma etapa de testes com a aplicação real e uma amostra representativa de usuários reais. Durante essa etapa, o desenvolvedor da aplicação deve realizar uma sequência de operações de cadastro e verificação para gerar amostras de áudio que serão utilizadas no processo de calibração.
Os áudios gerados durante esse período serão coletados e utilizados pelo CPQD para gerar as curvas de operação do sistema, no cenário de uso da aplicação. Por isso é importante que as condições do teste sejam o mais próximo possível da operação real. A partir da análise dessas curvas será possível definir o limiar de aceitação dos scores de autenticação.